Blog

People & Birds: A Viagem do Maçarico by Alba Villarroya Cifuentes

Escrito em 26 de maio de 2023

People & Birds: A Viagem do Maçarico by Alba Villarroya Cifuentes

Este mês, a entrevista será em Português dado que o tema é um projeto em Portugal e em Português. Este projeto de divulgação de ciência através de diferentes plataformas de transmissão é o podcast “A Viagem do Maçarico” de Alba Villarroya Cifuentes . A Alba é uma cidadã Espanhola que foi morar para os Açores há cerca de 5 anos e é uma pessoa bastante ativa na conservação da avifauna. Segundo a mesma, é “uma grande apaixonada pelas aves” e adora que a sua “vida gire em torno destes animais”.

Vamos lá ler mais sobre a entrevista.  


Como, porquê e onde foi criado o projeto? 

Segundo a sua criadora e anfitriã, a criação deste projeto foi inspirada na história do maçarico-de-bico-fino (Numenius teniurostris), potencialmente extinta. “Nessa altura estava muito interessada na espécie e comecei a ler sobre a história desta ave, provavelmente extinta. Lembrei-me que seria fixe partilhar com o público esta e outras histórias”. E, assim, estava plantada a semente para a origem do Podcast “A Viagem do Maçarico”, que nasceu oficialmente em fevereiro de 2021. 

Após partilhar a ideia com alguns amigos, a ideia passou por tentar partilhar projetos, estórias e percursos de outros ornitólogos. “Curiosamente e, até a data, não tenho dedicado nenhum episódio a explicar a história deste maçarico-de-bico-fino”, mas podemos vos garantir que as conversas e tópicos dos episódios deste podcast são bastante interessantes e pertinentes. 

Alba mencionou ainda que, o programa espanhol “La radio del Somormujo”, do seu amigo José Luís Copete teve também uma grande influência no seu trabalho. 


Quais os principais objetivos do projeto? 

A ideia do projeto parece bastante simples e apelativa, “fazer do podcast um local de encontro para o público com interesse na conservação e na ciência”. “A viagem do maçarico tem sempre as portas abertas para a divulgação de projetos e estudos de conservação, assim como homenagear cientistas e outros personagens conhecidos pelo seu trabalho em Portugal. Todos os convidados do programa são pessoas nas quais eu própria tenho um interesse em conhecer e falar. Há muita informação de interesse que merece ser partilhada!” 

 

Capa de perfil do Podcast “A Viagem do Maçarico”.

Que resultados já foram alcançados que são motivo de orgulho? 

Alba responde humildemente que “cada um dos episódios partilhados cada semana é um motivo de orgulho”. Ainda assim, ela destaca que “a mudança na qualidade de edição nos últimos meses é notável” o que a faz “sentir ainda mais orgulhosa”. 

Quando começou o projeto, a Alba confessou que sentia muitas dificuldades para se expressar e que ficava envergonhada nas entrevistas. De relembrar que, apesar de Espanhola, a Alba faz as suas entrevistas em Português, o que no nosso entender demostra uma enorme coragem. Atualmente, admite sentir-se mais à vontade e desfrutar muito mais em cada uma das gravações. 

Além disso, receber mensagens de reconhecimento ou agradecimento por parte dos ouvintes é algo que dá imensa motivação à anfitriã do podcast. “Fazer o podcast nem sempre é fácil, o tempo dedicado ao contato com os futuros convidados, a marcação e preparação das gravações e a edição do episódio, leva imenso tempo, mas saber que há pessoas do outro lado a ouvir os episódios cada semana é muito reconfortante”. 

 

Alba segurando uma Cagarra no âmbito de um projeto de conservação da espécie.

O projeto apoia diretamente algum outro projeto ou ação de conservação? 

O Projeto “A viagem do maçarico é embaixador da associação Curlew Action, uma associação para a proteção e conservação do Maçarico-real (Numenius arquata) principalmente das suas populações na Irlanda e Reino Unido”. 


Quem é(são) a(s) pessoa(s) por detrás deste projeto? 

A principal pessoa por detrás deste projeto é a Alba Villarroya Cifuentes. É ela que faz grande parte do trabalho do podcast, mas, como a própria reforça, o seu trabalho conta com preciosas ajudas de mais algumas pessoas. Entre essas pessoas estão o “Ricardo Borges, que participa em todos os episódios falando sobre os eventos e atividades ornitológicas que estão a decorrer em Portugal; o Gonçalo Elias, que tem uma seção no primeiro episódio de cada mês, chamada a Gazeta Ornitológica, onde falamos de alguma espécie em concreto e convidamos a um especialista na matéria; e o Pedro Nicolau e o Pedro Ramalho, que passam pelo podcast para falar de raridades e outras novidades ornitológicas. Sem todos eles, este projeto não seria a mesma coisa!”

 

Alba fazendo monitorizações de avifauna no exterior.

Quais os principais parceiros e apoios ao projeto? 

De acordo com a Alba, o seu projeto é sem financiamento, não contando, atualmente, com qualquer apoio.  Apesar das diversas tentativas de atrair entidades ou empresas a apoiar o podcast, para já ainda não obteve sucesso. 


Há alguma forma de as pessoas apoiarem o teu projeto?

Duas importantes formas de apoiar este projeto é ouvindo os seus episódios e no “passa a palavra”. Mas, recentemente, o projeto tem também uma conta Paypal onde as pessoas podem doar dinheiro para contribuir para a aquisição de equipamento necessário para a elaboração e divulgação do podcast.  

 

Como e ondem podem as pessoas saber mais sobre o teu projeto e acompanhá-lo? 

“A viagem do maçarico” está disponível em praticamente todas as plataformas de transmissão (Google Podcasts, Spotify, Apple Podcasts, ou iVoox). Os episódios são semanais, por norma a cada quinta-feira ao final da tarde.

 

Alba devolvendo duas cegonhas-brancas à natureza.

Portanto, já sabem, se gostam de ouvir os episódios de “A Viagem do Maçarico” divulguem a iniciativa e deixem uma mensagem de apoio.

 

Para seguir as publicações e ficar a alerta para os novos episódios, podem seguir o projeto nas suas diversas páginas:

Facebook: https://www.facebook.com/avdmpodcast/

Instagram: https://www.instagram.com/avdmpodcast/

Spotify: https://open.spotify.com/show/4uMDaPTSifssURKiBEsl6c

Apple Podcast: https://podcasts.apple.com/pt/podcast/a-viagem-do-ma%C3%A7arico/id1552623721

iVoox: https://www.ivoox.com/podcast-a-viagem-do-macarico_sq_f11171139_1.html

E-mail: avdmpodcast@gmail.com